Mapa Interativo Rota da Linguiça
Mapa Interativo
O que é a Rota da Linguiça
A Rota da Linguiça é um movimento criado para divulgar as empresas dos segmentos de Gastronomia, Turismo e Lazer
situadas nos municípios do Vale Europeu, em Santa Catarina.
O projeto concebido em 2019, tem como objetivos disseminar a cultura regional para o Brasil e fomentar a economia local apoiando os produtores da região.
A Rota oferece para turistas e visitantes passeios pela região com foco na experiência dos visitantes com degustações, vivência da cultura desta região, que foi colonizada por alemães, italianos e poloneses.
Fazem parte da Rota da Linguiça: Blumenau, Pomerode, Indaial, Gaspar, Benedito Novo, Rodeio, Rio dos Cedros, Timbó e Luís Alves.
Benedito Novo
Preocupações com o turismo ecológico são pauta recorrente nessa cidade, que conquista os moradores e turistas com as mais belas e extensas cachoeiras e grutas do Vale Europeu. Além das reservas biológicas, pontes pênseis e cachoeiras com cerca de 76 metros de altura descobertas já pelos colonizadores alemães, Benedito Novo tem a maior tirolesa da América Latina, com 2km de distância e liga o município com a região de Rodeio. Já para os devotos, um local importante e muito reconhecido na cidade é a Gruta Santo Antônio, que recebe muitas visitas para apreciar a beleza do lugar e para realização de pedidos e graças.
VisitarBlumenau
Amplamente conhecido no país por conta da Oktoberfest, o município de Blumenau guarda outras características que marcam moradores e visitantes da cidade. Reconhecida também por ser a capital da cerveja, Blumenau possui um Museu dedicado exclusivamente a contar um pouco dessa história, além de outras centenas de comércios que se dedicam a venda e produção dos mais variados rótulos e também de pratos típicos europeus. Contando também com diversificada região rural, a cidade oferece paisagens de tirar o fôlego.
VisitarGaspar
Com origem persa, Gaspar significa ``portador de tesouros``, e atualmente o município tem destaque pela rota das águas. Grande atrativo para a região turística no período de verão, a cidade de Gaspar é muito convidativa pela sua extensa lista de parques aquáticos. Por ser uma região de divisa com Luiz Alves e com Blumenau, conta também com cachaçarias e cervejarias abertas para visualização do público em seu processo de produção. Motocross, Jeep Cross e aeromodelismo estão entre os destaques de atividades turísticas da rota das águas.
VisitarIndaial
Cercada de riquezas naturais, a cidade de Indaial é uma bela representação de preservação e cuidado com os traços de seus antepassados. A cidade preserva a herança dos imigrantes alemães, poloneses e italianos, entrelaçando os mais especiais aspectos de cada cultura. Passando pela Ponte dos Arcos, um dos cartões postais da cidade, os caminhos vão levando a lugares para apreciação arquitetônica muito marcantes, como as igrejas que ainda carregam os traços da colonização. Vale ainda ressaltar que essa cidade possui um verdadeiro paraíso natural que é o Ribeirão das Pedras, no Parque Municipal Jorge Hardt.
VisitarLuiz Alves
Responsável pela anual Festa da Cachaça e da Banana, recebe reconhecimento por ser a Terra da Cachaça já em seus portais de entrada da cidade. Com extensa lista de produtores artesanais da bebida que cultivam a tradição italiana de suas famílias, Luiz Alves tem rótulos premiados nacionalmente e internacionalmente. Outra característica que chama a atenção dos turistas e orgulha os moradores, é a extensa variedade de igrejas e festas celebrativas para diferentes padroeiras que ocorrem durante o ano todo.
VisitarPomerode
Chamada de Pequena Alemanha, a Cidade Mais Alemã do Brasil cultiva os mais fortes traços da cultura europeia em aspectos como suas construções, festas, culinária e idioma. As experiências e costumes herdados pelos colonizadores se mantém vivos até hoje, e demonstram a força que a tradição germânica continua tendo em cada canto do município. Reconhecida pelas suas belezas naturais e pelos traços culturais herdados dos colonizadores, Pomerode preserva rotas que mantém vivas as lembranças de famílias, as paisagens e os mais diversos costumes cultivados pela música e pela dança típica.
VisitarRio dos Cedros
Rio dos Cedros é um local que convidativo e acolhedor. Historicamente colonizada por imigrantes italianos, austríacos, alemães, poloneses e russos, Rio dos Cedros é um dos mais belos recantos do Vale Europeu. O município está situado há 1.000 m acima do nível do mar, num majestoso cenário formado por montanhas, rios, lagos e quedas d’água de até 30 m de altura. O ecoturismo em seu território se destaca por mesclar atrações esportivas, como o rapel, voo livre, trilhas, banho de cachoeira e lagos, pescaria, passeios à cavalo, além dos vários restaurantes de comidas típicas e feiras comunitárias no Alto Cedros. A Festa Trentina, em setembro, é o momento ideal para visitar a cidade e aproveitar a mesa farta, a música e a dança folclórica.
VisitarRodeio
Relativamente pequena, a cidade é considerada um pequeno pedaço do Trentino, relativo à cidade italiana de Trento. Com clima favorável para a agricultura e com extensa área rural, o cultivo de banana e arroz é uma das atividades mais fortes da região. Outro traço forte da região é a cultura de danças folclóricas e os festejos típicos tradicionais. Indispensável também na vida dos moradores de Rodeio, o vinho é uma bebida que recebe celebrações especiais por lá, não à toa, que a cidade também tem uma vinícola de uma qualidade notável.
VisitarTimbó
Com uma flora muito rica em diferentes espécimes, uma das plantas mais vistas na localidade era justamente a timbó, e é dali que surge o nome da cidade. Encravada em meio a uma região montanhosa e vegetação exuberante, o município tem parques que incentivam a prática de esportes em meio a natureza. Voo livre, paraquedismo, mountain biking e rapel estão entre a lista de mais procurados na cidade. Privilegiada por paisagens ímpares, Timbó conta também com um Jardim Botânico incrível e o Complexo Turístico que preserva um dos cenários mais procurados da cidade.
Visitar